domingo, 28 de junho de 2009

O BRASIL E AS USINAS HIDRELÉTRICAS

A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões.

O custo de investimento é bastante caro, por causa das obras de grande porte, principalmente para abastecer a Região Sudeste, por ser a mais industrializada é a que consome mais energia.
A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro e 10% são utilizadas pelas usinas termelétricas ou nucleares.
O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China.

2 comentários:

  1. O motivo pelo qual me interessei pelo grupo e porque minha cidade Piraju tem 2 usinas e ja tem projeto para uma outra.Esta uma manifestacao grande dos moradores que nao concordam com uma nova usina.a construcao de uma nova usina atrapalha o potencial turistico da cidade?E a vida das pessoas locais?

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, além de destruir o ecossistema lá existente, sem contar com a destruição de muitas vidas.

    ResponderExcluir

AÇUDES DO RN

Observe as fotos de alguns rios do RN que possuem represa. Você acha que poderia ser construída hidrelétricas nestas represas? Porque?

Barragem Santa Cruz - Apodi RN

Barragem Santa Cruz - Apodi RN
Fonte: Gov do RN. Garantia de Abastecimento de água a 108.000 habitantes, beneficiando um total de 27 cidades do alto oeste potiguar, sendo 04 delas em sua bacia: Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas e Gov. Dix-Sept Rosado, e 23 cidades contempladas pela Adutora Alto Oeste: Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho d’Água dos Borges, Paraná, Pilões, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Viçosa, mais 02 distritos: Caiçara e Mata de São Braz.

Açude Gargalheira - Acari RN

Açude Gargalheira - Acari RN
Acari ostenta o título de "cidade mais limpa do Brasil". O Açude Gargalheiras, com 40 milhões de metros cúbicos d´água, entre rochas e serras, é um espetáculo de rara beleza rústica.

Rio Trairas - Caicó RN

Rio Trairas - Caicó RN
Fonte: canindesoares.blog.digi.com.br