sábado, 25 de julho de 2009

VALORIZANDO A FÍSICA - Usinas Hidrelétricas

Um corpo, ao cair, ganha velocidade à medida que for caindo, e, com o aumento da velocidade, o corpo vai ganhando energia. Mas não é preciso que a queda seja vertical para que haja ganho de energia, pois num plano inclinado também há aumento progressivo de energia.
Com base neste último princípio, o homem construiu as grandes usinas hidrelétricas, que constituem a utilização da energia dos planos inclinados dos rios para a posterior geração da eletricidade.
Mas antes disso, e baseado no mesmo processo, os povos antigos construíram as rodas de água para moinhos. Hoje, um quinto de toda energia elétrica do mundo é produzido pelo aproveitamento dos cursos de água.
O fluxo das águas de um rio não se apresenta o mesmo durante o ano inteiro, sendo influenciado pelas chuvas: aumenta o volume na estação das águas e dá-se o inverso na estação das secas. Diz-se, por isso, que a vazão dos rios se modifica de acordo com a estação do ano. Sendo assim, é necessário estudar muito bem o regime de um rio antes de começar a edificação de uma usina.
Se uma usina hidrelétrica for projetada para trabalhar com a vazão mínima, nas cheias ela se inundará e desperdiçará muita água; se, ao contrário, for projetada para aproveitar as cheias, suas turbinas ficarão quase paralisadas no período das secas.

4 comentários:

  1. nada haver com fisica!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo haver, ou você não entende nada de Física oh Mané!

    ResponderExcluir
  3. Eh tudo a ver, e esse Mané não entende nada de Física, ele se quer sabe que até o ato de piscar o olho está completamente ligado a Física.
    PARABÉNS a você que valoriza e entende a Física.

    ResponderExcluir

AÇUDES DO RN

Observe as fotos de alguns rios do RN que possuem represa. Você acha que poderia ser construída hidrelétricas nestas represas? Porque?

Barragem Santa Cruz - Apodi RN

Barragem Santa Cruz - Apodi RN
Fonte: Gov do RN. Garantia de Abastecimento de água a 108.000 habitantes, beneficiando um total de 27 cidades do alto oeste potiguar, sendo 04 delas em sua bacia: Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas e Gov. Dix-Sept Rosado, e 23 cidades contempladas pela Adutora Alto Oeste: Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho d’Água dos Borges, Paraná, Pilões, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Viçosa, mais 02 distritos: Caiçara e Mata de São Braz.

Açude Gargalheira - Acari RN

Açude Gargalheira - Acari RN
Acari ostenta o título de "cidade mais limpa do Brasil". O Açude Gargalheiras, com 40 milhões de metros cúbicos d´água, entre rochas e serras, é um espetáculo de rara beleza rústica.

Rio Trairas - Caicó RN

Rio Trairas - Caicó RN
Fonte: canindesoares.blog.digi.com.br